Quais são as causas da parafilia?

Introdução

A parafilia é uma condição sexual compulsiva que envolve comportamentos sexuais "atípicos". Para a maioria das pessoas, ela se manifesta na forma de fetiches, de maneira que a excitação e a satisfação dependem de objetos, partes do corpo e atos bastante específicos. A parafilia não se confunde com um fetiche sexual, já que muitas pessoas podem se excitar com coisas diferentes, como pornografia, roupas íntimas, pés, amarrações e espancamento, por exemplo. É quando os fetiches se tornam a única forma de excitar e satisfazer a pessoa que eles se transformam em parafilia.



Tipos

A parafilia consiste em diferentes tipos de comportamentos sexuais compulsivos, variando em gravidade e intensidade de uma pessoa para outra. Contudo, só porque alguém encontra prazer em uma dessas coisas não significa que o indivíduo sofra de parafilia. Seria necessário que fosse uma compulsão para se caracterizar como parafilia. Para algumas pessoas, a parafilia é derivada do fetichismo, ou seja, a fixação por objetos, como sapatos, roupas íntimas, pés, cabelos ou algo não verdadeiramente sexual, para encontrar excitação e satisfação. Para outros, ela se manifesta como travestismo, que é a "necessidade" de se vestir com roupas de outro gênero para ficar excitado. A parafilia também pode surgir do voyeurismo e do exibicionismo, bem como do sadomasoquismo. Embora seja errado e ilegal, a bestialidade, a necrofilia e a pedofilia podem se tornar formas de parafilias. Repita-se que a simples participação nessas atividades não torna a pessoa parafílica; é quando essas coisas se tornam o único meio para alcançar satisfação sexual que se caracteriza a parafilia.

Origem

A origem ou causa exata da parafilia e do comportamento sexual compulsivo é atualmente desconhecida, de acordo com a Mayo Clinic. A pesquisa nesse campo ainda é relativamente nova, o que torna difícil realmente supor ou identificar uma razão exata. Contudo, existem várias teorias que se tornaram de certa forma populares, dependendo do especialista a quem você perguntar.

Condicionamento

Uma das teorias por trás da parafilia é que ela pode se desenvolver por meio de algo chamado de condicionamento. Se essa teoria for correta, uma pessoa que sofre de parafilia adquiriria a condição através da prática reiterada de determinado ato sexual com algum objeto ou cenário que desperta a excitação. Com o tempo, o indivíduo acaba desenvolvendo uma necessidade mais profunda em relação ao objeto ou cenário, até que a única forma de alcançar a realização sexual é com aquele objeto ou cenário específico.

Regressão

Outros especialistas teorizam que a parafilia na verdade é baseada na regressão, ou seja, que a pessoa se volta para uma prática iniciada há vários anos. Assim como o condicionamento, a regressão é uma compulsão adquirida, mas o ato ou cenário através do qual o indivíduo consegue atingir o prazer vem do início da vida, representando algo do seu passado distante.

Predisposição

Outra teoria em relação à causa da parafilia é descrita quase como uma predisposição à condição. Isso significa que a pessoa é inclinada a desenvolver uma compulsão sexual em particular. Para alguns, pode ser uma incapacidade de formar relações interpessoais "normais" que as leva a uma compulsão. Para outros, pode ser que a composição química do cérebro que dita o prazer sexual não funcione da mesma forma que funciona em alguém sem a condição. Também pode se tratar de uma forma de vício na qual o cérebro, uma vez exposto ao objeto ou ato, basicamente se prende a ele, e a pessoa é compelida a realizar a prática cada vez mais com o tempo, alterando efetivamente a necessidade de "usar" o objeto ou ato.

0 comentários:

Postar um comentário

More

Total de visualizações