Saiba o que pode comprometer a eficácia da pílula anticoncepcional.

 Introdução

A pílula anticoncepcional sem dúvidas foi a grande conquista do universo feminino, mas apesar de estar presente há mais de 50 anos da vida de muitas mulheres, esse pequeno comprimido ainda é capaz de deixar dúvidas. As dúvidas em relação à pílula anticoncepcional são muitas, mas uma que se destaca é em relação ao que pode comprometer a sua eficácia. Saiba mais sobre esse assunto nos tópicos abaixo.


Misturas de medicamentos

É mais que comum às mulheres fazerem o uso de alguns medicamentos sem antes analisar corretamente a bula para ver se contém substâncias que podem prejudicar a ação do anticoncepcional. Segundo especialistas, os remédios que são indicados para o tratamento de doenças como tuberculose e epilepsia possuem algumas substâncias que diminuem a concentração hormonal que está presente na pílula, ou seja, diminui a eficiência de proteger contra uma gravidez. Então caso faça o uso da pílula anticoncepcional é recomendado sempre consultar um médico antes de fazer uso de qualquer medicamento, inclusive antibióticos.

Alternância de horários

É de extrema importância tomar a pílula anticoncepcional ou qualquer tipo de medicamento sempre no mesmo horário para garantir o efeito desejado. Segundo especialistas, diferença de meia hora à uma hora podem não interferir, mas quando o limite é ultrapassado a mulher pode não estar totalmente segura, principalmente se acontecer com frequência. Para a mulher que faz o uso correto da pílula anticoncepcional a chance de engravidar é de uma a cada mil mulheres. Já para aquelas que tomam de forma errada as chances de gravidez é de seis a oito a cada cem mulheres.


Uso do tabaco

A combinação da pílula anticoncepcional com o tabaco faz muito mal a saúde, principalmente em mulheres acima dos 35 anos. Segundo médicos, a mistura de tabaco pode favorecer o desenvolvimento de doenças como a Trombose, AVC, Câncer de mama e até mesmo infartos fulminantes.


Vale lembrar que a pílula anticoncepcional só protege contra uma gravidez indesejada, então para evitar as DSTs é importante o uso de preservativo.



0 comentários:

Postar um comentário

More

Total de visualizações